Maiores tendências em marketing para 2018

por Super User
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Ferramentas práticas para gestão de projetos inovadores

O bom empreendedor deve estar atento às tendências do mercado em que atua ou até mesmo em outros setores, comportamento primordial para a competitividade do negócio. Como pode ser averiguado, os paradigmas de mercado se modificam geometricamente devido à volatilidade adquirida pelo fator mudança ao longa da história. Assim, é importante que os empreendedores estejam atentos às tendências no ambiente externo, interno e nas funções que compõem a organização. Neste artigo, será tratada a importância de se compreender a direção das ações de marketing a que se deve atenção. Os profissionais de marketing devem manter atenção e traçar suas estratégias para este e os próximos anos possam ser pautados nas potenciais tendências de mercado.

 O marketing se ajusta e reage constantemente às mudanças nas tecnologias e no comportamento dos consumidores. Um grande exemplo é a expansão e surgimento de ferramentas utilizadas no marketing digital, essa nova abordagem que visou se adequar às necessidades de utilização de estratégias de marketing nos meios digitais. A interação proporcionada pelo web 2.0 e a participação maciça dos consumidores nas redes sociais obrigou a readequação do marketing tradicional para o digital, abrangendo também esta vertente. Isso significa que os profissionais de todas as áreas, e claro, principalmente os executivos de marketing, devem traçar uma essay writing linha de tendência, anualmente, para seu setor, visando assim, estarem atentos às variáveis que ditam determinado tempo no espaço. A seguir, serão discutidas algumas tendências importantes a serem contempladas no momento de se traçar essa linha de compreensão:

1) Marketing de relacionamento – o objetivo desta premissa é o foco na construção de um relacionamento mais duradouro com o cliente, ou seja, a longo prazo. Com o advento das redes sociais, a construção deste relacionamento tem sido realizada por meio de uma experiência do usuário duradoura, extremamente positiva e baseada na entrega de valor. Devem-se construir relações emocionais e afetivas do cliente em relação à marca, produto e soluções ofertadas pelo negócio.

 

2) Automação em marketing – a automação em marketing concomitante com o crescimento da convergência de mídias maximiza recursos e facilita na programação de e-mails, segmentação de contatos, publicação de mídias sociais automatizadas, gerenciamento de conteúdo, acompanhamento do ciclo de vida dos clientes, gerenciamento dos indicadores importantes para o marketing digital, entre outros.

 

3) Tecnologia de marketing fundamentada em localização – o desenvolvimento tecnológico baseado na localização e interação tem permitido abordar o usuário no ponto de envolvimento. A título de exemplo, pode-se citar a identificação por radiofrequência (RFID) - um pequeno dispositivo eletrônico que contém um chip e uma antena, fornecendo identificador exclusivo para este tag. Os organizadores de eventos podem permitir que os visitantes compartilhem facilmente sua experiência com seus amigos de maneira online.

 

4) Realidade virtual – a realidade virtual saiu da ficção científica para se tornar uma grande tendência no mercado tecnológico. Apesar de ser uma tecnologia muito utilizada em games, tem influenciado de maneira considerável outros setores como educação, engenharia, entretenimento, saúde,

 

etc. Como não poderia ser diferente, tem sugestionado também aos executivos de marketing de diversos setores para produção de conteúdo em realidade virtual na alavancagem de suas mídias e competitividade frente a seus concorrentes.

 

5) Internet das coisas – esta temática está causando uma grande reviravolta nas formas de captar, gerir e retornar informações em soluções para os clientes. A sociedade vive no século das iniciativas rápidas e imediatas. Em um futuro bem próximo, as necessidades e desejos dos consumidores serão atendidas em frações de segundos após serem geradas. O grande diferencial não será atender bem, mas atender bem acompanhado da rapidez e precisão. A velocidade das etapas do ciclo de vida de um produto da pesquisa/desenvolvimento até a utilização e declínio tem se encurtado drasticamente. Para esta demanda, a internet das coisas tem sido uma ferramenta altamente promissora. Conceituando: refere-se a uma revolução tecnológica que tem por finalidade conectar os itens utilizados no dia-a-dia à rede mundial de computadores. Por exemplo, sua geladeira compreende que está faltando leite e já envia uma solicitação de compra direto para o mercado mais próximo e pede que seja entregue em determinado horário. Ou, até mesmo o painel digital do seu veículo é configurado com as teclas que você mais utiliza. Com certeza, brevemente os anúncios serão enviados aos potenciais consumidores de acordo com seu comportamento e movimento.

 

Bem, foram listadas acima algumas tendências, porém, você pode pesquisar sobre outros assuntos como inboud marketing, marketing efêmero, wearables, contente remarketing, conexão instantânea via streaming ao vivo, mídia digital out of home, influenciadores digitais, dentre outros.

 



 

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