Cursos

por Super User
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Os cursos ministrados por Francis Lago visam a auxiliar empreendedores na gestão de seus negócios de forma inovadora e pautada nas mais atuais tendências de mercado. Para tal fim, utiliza-se de material didático e metodologia atual e criativa que facilitam o processo de aprendizagem. Sua experiência como educador permitiu aplicar metodologias modernas de ensino para promover a cultura empreendedora e de inovação junto aos empreendedores.

Curso 1 – GESTÃO DA INOVAÇÃO: mudança e competitividade nas organizações.

Público Alvo:  empreendedores, estudantes ou qualquer outro profissional que tenha interesse na temática.

Objetivo: Dotar os participantes de conhecimento teórico, prático e de ferramentas que auxiliem na gestão da inovação dos seus empreendimentos e, principalmente, em seu comportamento e maneira de gerir suas organizações.

Carga horária: 12-15 h.

Temas abordados:

1. Conceituação de inovação.
2. Por que inovar e estratégias empresariais.
3. Tipos de inovação.
4. O processo da inovação.
5. Gestão e inovação.
6. 4P´s da gestão da inovação para MPE´s.
7. Ferramentas de inovação.
8. Impactos da inovação na competitividade dos negócios.
9. Instrumentos e Órgãos de Apoio a Inovação.
10. Como implementar um plano de ação de inovação.
11. Gestão de incertezas na empresa e no ecossistema.
12. Liderança criativa e gestão de equipes inovadoras.
13. Começando a inovar.
14. Geração de ideias – abordagens e técnicas.
15. Seleção de ideias.
16. Aprendendo com casos de sucesso em MPE´s.
17. Tópicos especiais em gestão da inovação.

Curso 2: Empreendedorismo e plano de negócios.

Público Alvo:  empreendedores, estudantes ou qualquer outro profissional que tenha interesse na temática.

Objetivo: capacitar gestores em temáticas relacionadas ao empreendedorismo e na elaboração de plano de negócios em seus pormenores, permitindo-lhes assim, melhor gerir suas organizações, iniciar novos negócios ou até mesmo diminuir o grau de mortalidade. É utilizado como um guia de percurso para se empreender de forma mais segura e organizada.

Carga horária: 20-25 h.


Temas abordados:

1. Conceituação inicial sobre empreendedorismo.
2. Identificando oportunidade de maneira empreendedora.
3. Caraterísticas e comportamentos  empreendedores.
4. Importância do planejamento e ferramentas de gestão.
5. Importância do plano de negócios para a competitividade.
6. Apresentação da estrutura do plano de negócios.
7.    Sumário Executivo.
8.    Análise de Mercado.
9.    Plano de Marketing.
10.    Plano Operacional.
11.    Plano Financeiro.
12.    Construção de Cenários.
13.    Avaliação Estratégica.
14.    Controle e Avaliação do Plano de Negócios.
15.    Construção prática de plano de negócio.
16. Apresentação dos planos de negócios elaborados.

Curso 4: Modelo de Negócios – como criar ou recriar modelos de negócios inovadores.

Público Alvo:  empreendedores, estudantes ou qualquer outro profissional que tenha interesse na temática.

Objetivo: este curso tem por finalidade apresentar a conceituação de Modelo de Negócios, compreensão e a utilização do Quadro de Modelo de Negócios (Business Model Canvas) criado por Alexander Osterwalder e Yves Pigneur. A ferramenta serve para planejar e visualizar as 9 principais áreas de um negócio e suas inter-relações de maneira visual, colaborativa, criativa e ao mesmo tempo sistêmica. Abordagem que auxiliará empreendedores a criar, recriar, diferenciar e inovar seus empreendimentos ou que estão à frente, possibilitando assim, inovação e competitividade.

Carga horária: 12-15 h.


Temas abordados:

1. Conceituação de modelo de negócios.
2. Gestão da inovação.
4. Inovação em modelos de negócios.
4. Modelo de negócios e plano de negócios.
5. Design Thinking e Canvas.
6. Apresentação do Quadro Canvas.
7. Conhecendo os nove componentes (Segmento de clientes, proposta de valor, canais, relacionamento com clientes, fontes de receita, recursos principais, atividades-chave, parcerias principais e estrutura de custo).
8.    Padrões, design, estratégia e processo.
9. Cases de sucesso de modelos de negócios.
10. Remodelagem de modelo de negócio – case Cirque du Soleil.
11.    Construção prática de modelos de negócios.