4P´S DA GESTÃO DA INOVAÇÃO PARA MPE´s

O empreendedor necessita organizar o gerenciamento da inovação de seu negócio para assim torná-lo mais competitivo de forma ininterrupta. Assim, a gestão da inovação oferecerá uma visão abrangente sobre como a inovação deverá ser gerida nas organizações de menor porte. A abordagem dos 4 P´s é muito utilizada na elaboração de planejamento de marketing e consiste na melhor adequação dessas variáveis de decisões no âmbito do empreendimento: produto, preço, praça e promoção. Na mesma lógica, os 4P´s da inovação acompanham o mesmo caminho e consistem em quatro áreas críticas de sucesso e decisivas. São elas: propósito, processos, pessoas e políticas. Compreender essas quatro variáveis e suas interações possibilitará ao empreendedor um ambiente importante para fortalecimento ou consolidação de inovação no seu negócio. São eles:

Propósito para inovar: define qual a finalidade da geração de produtos, serviços, processos, abordagens e modelos de negócios inovadores para a organização. Para este fim, é vital que a missão, visão e as metas para a inovação estejam bem definidas.

 

Processos para inovar: existem vários processos importantes para transformar novas ideias em fontes de lucros. Mas o mais relevante é o chamado Funil de Inovação que abarca a geração de ideias, priorização de oportunidades, desenvolvimento e lançamento do projeto.

 

Pessoas para inovar: para que o processo de inovação funcione é essencial ter capital humano necessário e qualificado para este fim.

 

Políticas para inovar: é de suma importância a criação e implantação de política de inovação incutida na cultura organizacional, criando assim condições para que tudo isso aconteça.